A Vida é um caminho de Luz

By Patricia Montoia - 13:16

"A vida é um caminho de luz, 

assim a saibamos procurar e aproveitar"




A vida é uma viagem, um caminho, com tudo o que isso implica. Vivemos dias solarengos, dias nublados, dias tempestuosos, dias estivais, dias polares. Às vezes, emocionalmente, vivemos as 4 estações num só dia.O caminho é feito por cada um de nós, mas nunca sozinhos. Ninguém pode fazer o nosso caminho por nós, mas... há sempre outros, uns mais próximos, outros mais afastados, a caminhada nunca é solitária, porque é temperada por afetos. Para o bem e para o mal, é assim, cabe-nos a nós decidir a direção. 

Ser homem ou mulher, condiciona a visão que temos do caminho e da caminhada, senão vejamos. Nós, mulheres, aos 10 anos, sonhamos ser crescidas, termos uma profissão, casarmos, termos uma família. Aos 20, queremos ser independentes, atingir objetivos, ter uma carreira. Aos 30, queremos alguma estabilidade e  aproveitar a vida, aos 40... aos 40 sabemos exatamente o que queremos e o que não queremos e procuramos mesmo é ser felizes, porque percebemos que a vida passa a correr.Mas o caminho não é tão linear como parece. Por vezes, é preciso fazer marcha atrás, outras vezes é preciso dar um passo atrás e redefinir a direção para seguir em frente, outras ainda temos que cair para nos levantarmos e começarmos de novo ou para nos reinventarmos. Em todas estas situações, o que fazemos são aprendizagens, ficamos mais ricos (embora muitas vezes à custa de algumas nódoas negras na alma e de corações partidos).

A vida é um caminho que vale a pena ser percorrido e, nesse caminho, cruzamo-nos com os caminhos de outros e isto, quanto a mim, não é por acaso, são antes etapas da nossa aprendizagem, uns porque nos ajudam, outros porque nos põem à prova, outros  porque aprendemos com eles, outros a quem ensinamos algo, outros são um desafio. 

A vida é um caminho de luz, assim a saibamos procurar e aproveitar. 


Autora,
Margarida Caldeira

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários